O que é Shoujo?

O que é Shoujo?
Para quem não sabe, aí vai uma breve descrição:
Shojo, ou Shôjo, ou Shoujo (do japonês 少女, menina) é um termo usado para referir animes e mangás para (a maioria) garotas, entre 10 e 18 anos. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público alvo (adolescentes). Entretanto, também é possível encontrar shoujo mangás que tenham conteúdo adulto, histórico, de ficção científica ou terror, por exemplo.

O que é Mahou Shoujo?
Magical girls (Japonês: maho shojo, 魔法少女; lit. moça mágica) pertencem a um sub-género de anime e mangá shoujo.
No Brasil esse gênero de mangá ou anime é conhecido como "Meninas Mágicas" que é a tradução de Magical Girls. Um dos exemplos mais famosos dessa "categoria" são Sailor Moon e Sakura Card Captors.
As histórias mais famosas de Magical Girls apresentam jovens meninas com capacidades sobrehumanas que são forçadas a lutar contra o mal e proteger a Terra ( um grande exemplo é Tokyo Mew Mew ). Magical Girls são também conhecidas no Japão como "majokko" ( menina feitiçeira ). Muitos cosideram Mahoutsukai Sally, de 1966, como o primeiro anime Magical Girls ( Garotas Mágicas, em português ).

Tipos de "Magical Girls":
Um ser mágico, como uma feiticeira ou um anjo, tentando funcionar no mundo "normal".
Uma garota normal a quem é oferecida um poder por um objeto mágico ou entidade.
Uma garota normal a quem é dado poder, ou que tem o seu poder já existente despertado, para combater forças malévolas. Embora mais recente em anime e manga do que os dois tipos anteriores, este é o mais famoso e tornou-se na definição de fato de uma magical girl.
Uma menina de boneca.

25 comentários:

Anii-chan disse...

Aki é a "Ana-chan" mas não sei se vc lembra de mim xD
Te mandei um e-mail sobre os episodios de Rozen Maiden ! ^^
anyways... xD
Gostei muiito da sua explicação sobre shoujo :DD
visit my blog :0...
Kissus
Da Anii-chan v(^-^)^"

leo disse...

e homens tbm gostam de shoujo!

Simone disse...

Olá! Gostei mto da idéia de fazer um site somente de animes/mangás shoujo. Isso facilita mto o genero de anime que as pessoas procuram!!! Mas dentro do shoujo, há mtos estilos diferentes de animes né?! Eu ja assisti Karekano e Nana. Gostei mto dos dois e procuro por animes do genero deles: tema adulto ou adolecente, de fundo romantico, engraçado ou não, sem poderes magicos... Vc pode me indicar alguns?!?!?!
Obrigada, BJOS!!

Anônimo disse...

Oi, você não deve me conhecer, mas eu me chamo Noriko.
Adorei seu blog, ás vezes, quando eu fico perdida e não tenho nenhum shoujo bom pra ver eu entro no seu blog e sempre acho algo interessante.
Já ouviu falar de Gakusen Alice?
É muito legal^^(pena que eu só pude ir até o episódio 23 TT_TT)

Sore wa ja ne^^
By: Noriko-chan

Rian disse...

ótimo site

Brenda disse...

Adorei a explicação !!
Obrigada, tirou minha dúvida !!

Cah Chan ((Ninja)) disse...

Ah ! agora eu entendi oque significa Shoujo . vou colocar a data do meu comentário (30/04/2010) assim, quando eu voltar irei me lembrar de onde descobri isso tudo .

regifirl disse...

Obrigado por me tirar da ignorancia
eu nem sabia que havia difereça entre mangás de "meninos" e "meninas"...será que existe algum outro tipo para coroas como eu??? tenho 42 e ainda gosto de quadrinhos de todas os tipos,não resisto nem a tirinhas de jornal,coleciono mesmo rsrsrsrs

Tata disse...

:D Gostei muitooo por ter explicada oq era soujo... Adoro esses tipos de animes!!
me add no blog!!

Tata disse...

legall adorei. :D me add no blog!!

lilian disse...

eu gostei bastante de sua teoria mais o que eu queria realmente saber é que se homens podia assistir porque meu primo assiste comigo e minha prima suzumyia haruhi no yuuts.

Lucas disse...

Sou garoto e gosto de alguns shoujos. Eu soube que Sakura Card Captor, nos EUA, teve apenas 36 episódios (vários cortes por conteúdos inadequados... não sei o que) e o anime foi editado para os garotos. mas eu prefiro a versão original... sem cortes.

Mariana Reis disse...

Muito legal seu blog, gosto do estilo de desenho japonês.
Mariana Reis [www.meumundomeublog.blogspot.com]

Amanda Mayra disse...

NA VERDADE LUCAS OS EPISÓDIOS DA SAKURA CARD CAPTORS QUE FORAM CORTADOS, O FORAM PARA QUE SE INICIA-SE COM OS EPISÓDIOS QUE O SHAORAN-LI APARECIA. PURO MACHISMO MESMO. AINDA BEM QUE NÃO FIZERAM O MESMO AQUI NO BRASIL, MAS O NARUTO VEIO DIRETO DOS EUA E CORTARAM TODOS O SANGUE.

- L e V i T h a N - disse...

Achei muito legal o site, e achei muito organizado também...

Só passei para diser que, mesmo sendo homem, gostei muito do site e vou começar a passar por aqui... e, quem sabe, até largar alguns comentários. xD

Boa sorte com o site, vocês tem meu total apoio! ^^

Karlla Castro disse...

gostei do blog... minha opinião eh q não tem idade p assistir esse tipo de anime, tenho 21 e gosto mto!!!!

Bia&Celly disse...

obrigado^^ eu finalmente sei oq eh shojo!ah eu gostaria q vc visitasse meu blog e comentasse disesse oq achou e eu vou(tentarei)colocar seu button no meu blog ok? vlw bjs fui

Anônimo disse...

Kon'nichiwa, watashi wa hontōni anata no saito o tanoshinde!

Anônimo disse...

Oi gente^_^ Queria que vocês me dessem dicas de que mangás ou animes Shoujo eu possa ver? Tipo já assisti Sailormoon e Sakura card chaptors,só pra vc terem noçao do que gosto rsrsrs então mande please!! http://twitter.com/#!/mrjordy_

gabriela disse...

muito bom,merecem 1000 pelas explicaçoes e por todo blog di mais^^ tenho 18 anos e amo animes shojo^^

Anônimo disse...

oi meu nome e mychelle amo animes e o meu predileto e inuyasha

Anônimo disse...

Nossaa isso me ajudou mtooo *-*
Obg pelas suas explicações ^^

Amoo Mahou Shoujo meu primeiro foi Sailor moon *-*

NanaRocker disse...

Ah legal saber...adoro anime shoujo então!

Laureka disse...

Adoreii sua explicação ela me ajudou muito D+... O meu 1º fi Sailor moon.. Gostei bastante da qui. ><

AnimeClub disse...

entrem no meu blog que só tem coisa irada sobre anime por favor,n vão se arrepender http://comboanime.blogspot.com.br/

Awards que ganhei

Layout by DTK feito especialmente para a HikariBibii :3. Tecnologia do Blogger.